Opinião: Nenhuma notícia sobre o Android é uma má notícia

Como um antigo dono e fã, eu estava curioso sobre as novidades que ouviríamos do . Afinal, o I/O 2023 foi um momento revolucionário para os produtos. O primeiro telefone dobrável! O primeiro tablet (em um tempo)! Um novo ‘a’ Pixel! Mas… quase nenhuma novidade do Android?! Agora estou me perguntando se o Google esqueceu do verdadeiro significado do Google I/O e do pequeno dróide que os levou até lá.
O novo por uma semana antes de ser anunciado no Google I/O, será enviado com . Nenhum novo sistema operacional para o novo telefone, apenas algumas pequenas melhorias (câmera), ou não (bateria).
O novo rodará o Android 13. Haverá software Nest e algum tipo de recurso integrado, mas estes parecem exclusivos do Pixel Tablet, e não recursos futuros do tablet Android. Na verdade, o Google não disse nada sobre como o Android foi adaptado para rodar melhor no Pixel Tablet, e seu silêncio é suspeito.
O novo rodará o Android 13 no lançamento e provavelmente fará mais pelos telefones Android do que qualquer dispositivo Android que o Google lançou até agora. O Google finalmente terá que adaptar sua interface para funcionar com a tela dinâmica e dobrável. Várias telas ao mesmo tempo, até. Vimos algumas promessas de como os recursos de tela dupla poderiam funcionar nas demonstrações de IA que o Google mostrou durante o .
Em uma demonstração, o Pixel Fold atuou como um intérprete ao vivo para uma conversa entre duas pessoas falando línguas diferentes. Ao segurar o Fold para cima para que ambas as partes pudessem ver, cada uma podia ler uma tradução das palavras da outra na tela de frente para elas. Uma pessoa fica com a grande tela interna, a outra fica com a tela externa. Ambas as pessoas recebem a tradução ao vivo.
Incrível! Novos recursos de IA estão chegando ao Android! Só que o Google nunca realmente expandiu isso, ou se algo similar viria para outros telefones Android.
Na verdade, o único outro recurso de IA que me lembro do discurso principal do Google I/O foi algum tipo de papel de parede de IA generativo. Nada que eu não pudesse realizar pedindo para criar uma imagem e então torná-la meu papel de parede. Acho que o Google acha que eu deveria ficar impressionado quando o Pixel faz isso por mim, mas não estou interessado.
A Apple não está brincando com o iOS 17
A Apple não deixa seus usuários para trás, e isso torna o iPhone mais valioso
Este é um ano terrível para o Google estar dormindo no comando do Android. parecia distraído com projetos paralelos como o headset de realidade aumentada, que pode nunca se materializar, mas rumores recentes sugerem que o , a próxima grande atualização do iOS, será um verdadeiro sucesso entre o público.
Um dos vazadores mais precisos da Apple, Mark Gurman, observa que o .” Não há fim para o que isso pode significar, mas vazamentos posteriores indicam inúmeras melhorias em todos os aspectos da interface do iOS, de widgets a buscas e tela de bloqueio. Tudo pode melhorar.
Para Android? Tudo pode ficar… o quê exatamente? Mais antigo? Obsoleto? O mais recente telefone econômico Pixel 7a do Google me deixou perplexo quando descobri que ele só teria três anos de atualizações importantes de software. Embora ele rode no mesmo chipset Tensor G2 hiperavançado desenvolvido pelo Google que o . Três anos, então ele fica à deriva no oceano. Dói ainda mais que ele comece com o Android 13, embora o Android 14 já esteja disponível como um beta público. Esses três anos só o levarão até o Android 16.
Enquanto isso, a Apple joga uma jangada para seus usuários de longa data. Aqueles novos recursos incríveis do iOS 17? Eles podem chegar até o (10), possivelmente até antes. Os iPhones mais baratos recebem as mesmas atualizações que o . A Apple não deixa seus usuários para trás, e isso torna o iPhone mais valioso em relação a um Android a cada ano que você o possui.
Todas as novidades que o Google anunciou no Google I/O eram um desenvolvimento de IA ou um recurso específico para um dos novos dispositivos. Não havia nada para todos. Em junho, a Apple vai contar aos seus devotos sobre todos os novos recursos legais que estão sendo mostrados no . O Google está deixando fabricantes menores servirem seu Android 14 beta sem muito alarde.
Google, não subestime meu amor
O Android, como sistema e comunidade, parece perdido. O Google ainda é nosso amigo? Já foi? Eu tive principalmente telefones Android, como a maioria dos donos de Android, se você inferir dos números de vendas. O Google sempre pareceu mais um concorrente da Samsung do que um parceiro, embora eles sejam os , e vice-versa.
A exceção mais notável foi o co-desenvolvimento do , mas isso foi só porque o Google queria fazer seu próprio smartwatch. A Samsung pode não vender muito do , mas vende mais relógios do que qualquer outro fabricante de telefones Android.
Esses relógios usaram por muito tempo uma variedade de sistemas operacionais vestíveis criados pela Samsung em suas cozinhas domésticas. Antes da parceria com o Wear OS, era um pequeno e robusto sistema operacional que a Samsung usa em toda a sua linha de produtos, até mesmo em TVs. O Tizen foi uma evolução do Bada OS da Samsung, que ele usou em alguns telefones com recursos interessantes antes de voltar sua atenção para o Android.
Você vê onde eu quero chegar? A Samsung é a maior fabricante de telefones Android. Por que ela precisa do Android? Principalmente para o Google. Ela precisa da distribuição de aplicativos do Google no . Ela precisa dos aplicativos e serviços do Google Play. Sem o Google, você não tem Chrome, Gmail, e qualquer número de recursos convenientes do Google.
A Samsung tem sido o bode expiatório há muito tempo… enquanto o Google de alguma forma sai ileso da péssima reputação da plataforma que criou
Ainda assim, outros conseguem. foi rejeitado pelo Google e pelo governo dos EUA por alguns anos, e ainda está se segurando, embora seu sucesso seja totalmente local atualmente. Não seria difícil imaginar algumas grandes empresas, incluindo a Huawei, se reunindo e decidindo que já estavam fartas do domínio do Google sobre o Android.
A Samsung tem sido a líder da indústria móvel há muito tempo, levando a culpa pelos telefones Android de má qualidade e o , enquanto o Google de alguma forma sai ileso da péssima reputação da plataforma que criou. Por quanto tempo a Samsung deve suportar o abuso? Talvez seja hora da Samsung e outros fabricantes de telefones nos darem uma terceira opção de plataforma.
Você provavelmente está usando um sistema operacional de celular na sua TV
A ideia não é tão profana ou impossível quanto parece. Para começar, há um ótimo sistema operacional móvel flutuando em outros produtos agora mesmo. Sua televisão pode rodar , que começou a vida como um revenant . Ele evoluiu consideravelmente desde então, assim como nossas necessidades de dispositivos móveis, mas é uma ideia.
Por outro lado, há muito tempo há apelos para que os dispositivos móveis se movam além dos jardins murados de plataforma e se tornem mais agnósticos, confiando no navegador para a maioria dos aplicativos. Se o seu telefone executasse um navegador baseado em que fosse devidamente reforçado pelo processador e recursos gráficos, não há razão para que cada aplicativo que você usa hoje não pudesse ser executado pelo navegador do telefone em vez de como um aplicativo independente.
Talvez eu esteja cansado depois de passar uma semana com um telefone que morre antes do jantar (leia mais na minha análise do Pixel 7a). Talvez eu esteja nervoso que todos esses recursos de IA que monopolizaram a atenção do Google no I/O vão roubar meu emprego e destruir o tecido da sociedade, nessa ordem.
Ou talvez eu seja um grande fã do Android que vestiu minha camiseta para assistir ao grande show do Android do Google, o Google I/O, e não tirei nada do Android disso. Tudo o que ganhei foram papéis de parede de IA e versões do Google de coisas que outras empresas fazem – um tablet e um telefone dobrável. Se o Google vai apenas seguir os outros no Android, talvez seja hora de esses outros liderarem.