Pular para o conteúdo
Início » O primeiroBoas notícias, fotógrafos móveis: suas fotos HDR agora ficarão boas tanto no Android quanto no iOSbeta público do Android 15 foi lançado – veja como baixá-lo

O primeiroBoas notícias, fotógrafos móveis: suas fotos HDR agora ficarão boas tanto no Android quanto no iOSbeta público do Android 15 foi lançado – veja como baixá-lo

Um pouco menos confuso do que antes

Aplicativo Google Fotos

  • O Android 15 e o iOS 18 exibem imagens em HDR total
  • Ambos os sistemas operacionais adotaram o padrão ISO 21496-1
  • O suporte ainda depende de aplicativos específicos

Para ver todos os benefícios do , você precisa do software e da tecnologia de hardware certos para exibir as imagens. E, quando se trata de software, as versões mais recentes do Android e do iOS agora estão na mesma página, então os snaps agora terão uma aparência consistente em ambas as plataformas móveis.

Conforme explicado em detalhes por Mishaal Rahman em , isso se deve à adoção do padrão ISO 21496-1 em e . Em termos simples, significa apenas uma maneira acordada de interpretar e exibir informações HDR em uma imagem.

anunciou em junho que o suporte para ISO 21496-1 estava chegando às suas plataformas de software, e os relatórios sugerem que o suporte agora está sendo habilitado. No lado do Android, o ISO 21496-1 faz parte do lançamento do Android 15 – o software agora é .

Testes adicionais do Android Authority e do Display Analyst confirmaram que as fotos HDR estão aparecendo conforme o esperado tanto no Android 15 quanto no iOS 18, independentemente de terem sido tiradas em um iPhone ou em um dispositivo Android.

Aplicativos, padrões e exibições

Google Pixel 9 frente e verso

A principal diferença que o HDR faz é estender o intervalo de níveis de luminância em uma imagem. Na prática, isso significa ser capaz de ver detalhes nas partes mais escuras e mais claras de uma foto, em vez de tê-los desbotados ou muito escuros para serem vistos.

Embora o brilho seja o foco principal, as cores geralmente também melhoram: as imagens HDR geralmente parecem mais vibrantes e ricas do que seus equivalentes SDR (Standard Dynamic Range). Em dispositivos sem o suporte HDR necessário, as imagens HDR são mostradas em seu formato SDR.

E para realmente ver uma foto HDR corretamente em um dispositivo – uma vez que ela tenha sido capturada corretamente no formato HDR – você precisa de suporte HDR integrado ao dispositivo , ao aplicativo que você está usando para visualizar a foto e à tela do dispositivo. Para complicar ainda mais as coisas, existem vários padrões HDR por aí.

A Apple e agora tornaram a situação um pouco menos confusa, embora o suporte ao aplicativo ainda seja necessário. Agora mesmo, (no Android e iOS) e Apple Messages e Apple Photos (no iOS) devem exibir imagens HDR corretamente.

Deixe uma resposta