Vamos falar sobre DeX

- O Google parece estar trabalhando para tornar mais fácil o uso de um monitor externo com seu telefone Android
- Atualmente, alterar as configurações de exibição requer uma análise do aplicativo de configurações
- O Google não divulgou nenhuma data de lançamento ou confirmação oficial do novo recurso
O Android 16 pode trazer um modo de desktop no estilo DeX para mais dispositivos , de acordo com um código ainda não lançado.
Conforme relatado, aparentemente está trabalhando em novas ferramentas de exibição externa para o Android 16 que devem tornar o uso do seu telefone com um monitor externo muito mais acessível.
Isso foi descoberto ao habilitar manualmente um código não lançado no Android 16 Beta 2.1.
Atualmente, o Android 15 oferece um número limitado de configurações de desenvolvedor que permitem aos usuários ajustar sua experiência com o monitor externo, embora essas alterações não sejam em tempo real e ainda sejam mais restritivas do que um laptop ou alguns tablets podem oferecer.
Por exemplo, a implementação atual só permite que o mouse apareça em uma tela por vez e não permite a alternância em tempo real entre espelhamento de tela e extensão.
E, como observação, conectar um telefone Android a um monitor externo atualmente usa o espelhamento de tela como padrão, e a opção de alterar isso está definida nas configurações do monitor externo.
Parece que o Google está trabalhando para tornar o uso de monitores externos mais fácil; essas mudanças incluem permitir que o mouse se desloque por vários monitores e adicionar a capacidade de alternar entre espelhamento de tela e extensão da tela com um simples toque.
Também está incluída a capacidade de reorganizar a posição de monitores externos e alterar a escala de ícones e texto na tela externa, ambos recursos oferecidos por desktops como Windows e MacOS.
Essas novas ferramentas podem sugerir uma ambição de transformar o Android em um sistema operacional de desktop viável. Alguns tablets Android, como o , já oferecem uma experiência comparável à maioria dos laptops quando pareados com um teclado e mouse, então isso não parece muito distante.
Por outro lado, o Google pode estar apenas tentando dar aos usuários mais opções quando se trata de usar seus telefones Android.
Em todo caso, ficaremos de olho nisso por meio de nossa cobertura dedicada a telefones. Você usaria seu telefone como um substituto de desktop? Você já usa displays externos com seu telefone? Não deixe de nos contar nos comentários abaixo.