Já está aqui, pelo menos para os desenvolvedores

- O Android 16 acaba de ser lançado em versão prévia para desenvolvedores
- Os desenvolvedores podem usá-lo para começar a preparar seus aplicativos
- O lançamento completo está previsto para o primeiro semestre de 2025
foi lançado apenas para telefones Pixel , mas não ficará para trás no Android 16: a prévia para desenvolvedores já está no ar, para que os criadores de aplicativos possam começar a se familiarizar com a atualização de software de 2025.
Essas prévias dão aos desenvolvedores a chance de preparar seus aplicativos para o lançamento completo do Android 16, e elas evoluem com o tempo. Então, no momento, não há muitos recursos novos que possamos contar a vocês.
O que o Google diz é que o Android 16 permitirá que os usuários deem aos apps acesso a um número selecionado de fotos e vídeos na biblioteca do telefone, se preferirem, em vez de tudo (que é como funciona no iOS). As bases também estão sendo estabelecidas para melhorias na sincronização de registros de saúde entre apps e dispositivos, com a permissão do usuário.
Falando em privacidade, a parte Privacy Sandbox do celular está sendo atualizada para o Android 16. Basicamente, isso significa que teremos mais controle sobre os dados que os aplicativos podem acessar e como esses dados podem ser compartilhados entre os aplicativos.
Aqui está o que está por vir
O Android 16 pode parecer pouco equipado com novos recursos agora, mas ainda é cedo: espere ouvir mais sobre as principais atualizações quando o beta público for lançado em janeiro de 2025 e no evento Google I/O 2025, que deve acontecer em maio de 2025.
As mudanças que dizem que virão com o Android 16 incluem mais controle do usuário , , e uma maneira diferente de . Também podemos ver a ideia da Ilha Dinâmica do iPhone , dando aos criadores de aplicativos uma maneira diferente de apresentar informações ao vivo.
Já sabemos que o Google quer obter o software , o que é mais cedo do que o normal. A mudança é para “melhor alinhar-se com o cronograma de lançamentos de dispositivos em todo o nosso ecossistema, para que mais dispositivos possam obter o lançamento principal do Android mais cedo”, diz o Google.
O Android 15 demorou várias semanas para começar a aparecer nos celulares, o que normalmente não acontece — e está claro que o Google não quer que isso se repita no ano que vem, provavelmente em agosto de 2025.