Pular para o conteúdo
Início » O Android 15 já foi lançado – aqui estão 5 novos recursos que ele traz para os telefones Google Pixel

O Android 15 já foi lançado – aqui estão 5 novos recursos que ele traz para os telefones Google Pixel

Diga olá ao Private Space, Theft Detection Lock e muito mais

Imagem promocional do Android 15

Finalmente, está sendo lançado oficialmente para celulares Pixel compatíveis (ou seja, o Pixel 4 e mais recentes), o que significa que muitos deles agora estão disponíveis em sua forma finalizada.

A rigor, (AOSP) em 3 de setembro, mas esta é a primeira vez que a atualização foi disponibilizada para usuários reais do Android (neste caso, usuários do Google Pixel), em vez de apenas desenvolvedores e fabricantes. Os dispositivos Pixel são os primeiros da fila, com telefones e outros dispositivos Android do Android 15 “nos próximos meses”.

Ainda mais confuso, o lançamento completo do Android 15 coincide com o lançamento de um , que inclui algumas atualizações específicas do Android 15, bem como algumas melhorias mais gerais do Pixel.

De qualquer forma, reunimos abaixo cinco dos melhores recursos do Android 15, todos os quais chegarão em breve aos telefones Android que não sejam Pixel.

Espaço Privado

A

Uma imagem do Private Space em execução em um telefone Android

Se você está interessado em manter certos pedaços de conteúdo móvel longe de olhares curiosos, o Android 15 apresenta o Private Space: uma nova área protegida por senha para armazenar seus arquivos confidenciais, aplicativos e até notificações. Em essência, o recurso é semelhante ao Secure Folder da Samsung, embora este último possa armazenar apenas arquivos, enquanto o Private Space pode funcionar como Fort Knox para muitos tipos diferentes de conteúdo.

Aliás, o Private Space chega aos telefones Pixel como parte do mais recente lançamento do Google, embora o recurso seja tecnicamente uma ferramenta do Android 15, o que significa que chegará a outros telefones Android em breve.

Fechadura de detecção de roubo

O Google Pixel 7a (acima) foi lançado em maio de 2023

Ouvimos falar do Google desde maio. Ele estreou no Brasil há algum tempo, mas agora está sendo lançado para usuários do Android no mundo todo como parte do Android 15.

Basicamente, o Theft Detection Lock usa IA para detectar se seu telefone foi roubado e o bloqueia automaticamente se acreditar que esse é o caso. O Google diz que o Theft Detection Lock procurará por “movimentos comuns associados a roubos” (presumivelmente coisas como um movimento rápido de uma mão para outra) e “protegerá proativamente seus dados no dispositivo”. Legal!

Preditivo Back 2.0

A interface Predictive Back em um telefone Pixel

Uma versão atualizada do Predictive Back — que permite que você visualize o resultado de uma ação de navegação por gestos antes de se comprometer com a ação em si — estreou na segunda versão beta do Android 15 e agora está sendo implementada corretamente nos dispositivos Pixel.

A ‘atualização’ aqui é que o Predictive Back agora está prontamente disponível para todos os usuários; no Android 14, era um recurso opcional para desenvolvedores. Agora, as visualizações de gestos ocorrerão por padrão (em aplicativos compatíveis) quando ações como voltar para casa, tarefas cruzadas e atividades cruzadas forem acionadas. Ainda confuso? Confira as imagens acima para uma ilustração visual.

Multitarefa melhorada

Google Pixel 9 Pro Fold EM FUNCIONAMENTO

Isso se aplica exclusivamente a dispositivos de tela grande, como tablets e dobráveis, mas o Android 15 traz recursos multitarefa de nível avançado para outros aparelhos Android compatíveis.

Especificamente, agora você pode salvar pares de aplicativos na sua tela inicial ou barra de tarefas em um único ícone que, quando tocado, abre ambos os aplicativos simultaneamente em tela dividida. Isso deve tornar a multitarefa um pouco mais fácil – se, por exemplo, você usa seu tablet para trabalhar, agora você pode abrir o Slack e o Google Sheets ao mesmo tempo, ou talvez o Google Drive e o Gmail. É uma pequena mudança, mas bem-vinda.

Além disso, agora você também pode fixar a barra de tarefas na parte inferior da tela quando os aplicativos estiverem em uso, eliminando a necessidade de deslizar para cima e segurar para acessar a barra de tarefas fora da tela inicial (a barra de tarefas, é claro, ainda desaparecerá quando você estiver visualizando conteúdo de mídia).

Gravação parcial da tela

O Android 15 adiciona a capacidade de gravar parcialmente a tela do conteúdo. Em essência, ao tocar na ferramenta nativa de gravação de tela, você terá a opção de limitar sua gravação a determinados aplicativos, independentemente de navegar para longe desses aplicativos.

Isso deve ser particularmente útil para criadores que filmam conteúdo de tutorial, mas querem evitar que suas informações privadas (como e-mail e detalhes de Wi-Fi visíveis nas Configurações) sejam capturadas e compartilhadas erroneamente como parte de uma gravação de tela.

  • : estes são os telefones Google para comprar agora
  • : o telefone com IA chegou, mas o futuro não
  • : Dispositivo de gateway de IA do Google

Deixe uma resposta