Um futuro possível? O Google já está fazendo mágica no ChromeOS em um Android

Um relatório recente revelou que realizou uma demonstração privada que mostrou uma versão personalizada do ChromeOS, seu (OS) para , rodando em um dispositivo. Claro, o Android é o sistema operacional para smartphones e tablets do Google, enquanto o ChromeOS foi desenvolvido para sua linha de laptops Chromebook e computadores desktop Chromebox.
Fontes não identificadas compartilharam que o Google hospedou uma demonstração de um Chromium OS especialmente criado (uma versão de código aberto do ChromeOS hospedada e desenvolvida pelo Google), com o codinome “ferrochrome”, mostrando isso para outras empresas.
A compilação personalizada foi executada em uma máquina virtual (pense nisso como uma emulação digital de um dispositivo) em um , e enquanto esse smartphone Android foi usado como hardware, sua tela não foi. O sistema operacional foi projetado para um monitor externo, possibilitado por um desenvolvimento recente para o Pixel 8 que permite que ele se conecte a um monitor externo.
Um relatório recente revelou que o Google realizou uma demonstração privada que mostrou uma versão personalizada do ChromeOS, seu sistema operacional para que seja possível executar um ambiente de execução seguro e privado para código altamente sensível. O AVF foi desenvolvido para outros propósitos, mas esta demonstração mostrou que ele também poderia ser usado para executar outros sistemas operacionais.
O que isso significa para os usuários do Android, por enquanto
Esta demonstração é uma evidência de que o Google tem a capacidade de executar o ChromeOS no Android, mas não há nenhuma palavra, ou dica remota, mesmo, do Google de que ele tenha planos de fundir essas duas plataformas. Também não significa que o usuário médio de dispositivos Android será capaz de mudar para o ChromeOS, ou que o Google esteja planejando enviar uma versão de seus dispositivos Pixel com o ChromeOS.
Resumindo, não pense muito sobre isso ainda, mas é significativo que isso possa ser feito, e possivelmente indica que o Google está brincando com a ideia de alguma forma.
Com o passar do tempo, o Google desenvolveu o Android e o ChromeOS para serem mais sinérgicos, notavelmente dando ao ChromeOS a capacidade de executar aplicativos Android nativamente. No passado, você deve se lembrar que o Google até tentou fazer um híbrido de Android e ChromeOS, com o codinome . No entanto, o trabalho nisso foi arquivado, pois os dois sistemas operacionais já estavam tendo sucesso substancial separadamente.
Para colocar essas alegações à prova, seu próprio ChromeOS personalizado ‘ferrochrome’ foi capaz de executar usando uma máquina virtual em um , confirmando que isso é possível e fornecendo um vídeo desse feito.
Por enquanto, então, só podemos esperar para ver se o Google vai explorar isso mais a fundo. Mas já é interessante ver o Android Authority demonstrar que isso é possível, e que as ferramentas para fazer isso já existem se os desenvolvedores quiserem tentar por si mesmos. A virtualização é um método popular para executar software originalmente criado para outra plataforma, e muitos telefones modernos têm as especificações de hardware para facilitar isso. Também pode ser um caminho para o Google melhorar o modo desktop para o próximo , já que, aparentemente, a versão vista em beta ainda tem um longo caminho a percorrer.