Pular para o conteúdo
Início » A versão beta mais recente do Android 15 traz o Private Space, o Predictive Back e mais novos recursos

A versão beta mais recente do Android 15 traz o Private Space, o Predictive Back e mais novos recursos

A próxima grande reformulação do software do Google está mais perto

Logotipo do Android 15 em um fundo verde

Em , com o modelo de linguagem grande (LLM), e embora possamos não ver os frutos dessa ambição tão cedo , um beta do Android 15 recém-lançado nos deu uma ideia melhor do que esperar da próxima grande reformulação de software da empresa.

Em um anúncio dedicado ao segundo beta do Android 15 (o posterior ), o NamedDelete revelou uma série de recursos previamente comentados que esperamos que estejam na versão final do Android 15.

A novidade mais notável é o , que dá aos usuários do Android a capacidade de ocultar arquivos, aplicativos e até notificações confidenciais em uma área separada e protegida por senha chamada – você adivinhou – Private Space. Pelo que parece, esse recurso é uma versão reforçada da Secure Folder do , embora esta última possa armazenar apenas arquivos, enquanto o Private Space pode manter todos os tipos de conteúdo longe de olhares curiosos (é o maior de vários novos ).

O segundo beta do Android 15 também inclui uma versão atualizada do Predictive Back, que dá aos usuários a oportunidade de visualizar o resultado de uma ação de navegação por gestos antes de se comprometer com a ação em si. No Android 14, o Predictive Back é um recurso opcional para desenvolvedores, mas parece que o Android 15 pode fazer com que as visualizações de gestos ocorram por padrão quando ações como voltar para casa, tarefas cruzadas e atividades cruzadas forem acionadas.

O Google espera que o Android 15 propriamente dito “melhore a produtividade do usuário, minimize o impacto da bateria, maximize o desempenho suave do aplicativo, proteja a privacidade e a segurança do usuário e ofereça aos usuários uma experiência premium com o dispositivo”. Os recursos abaixo, além dos listados acima, são apenas algumas das maneiras pelas quais o Android 15 beta se desenvolve em direção a essa ambição:

  • Melhoria na multitarefa em tela grande : “O Android 15 beta 2 oferece aos usuários melhores maneiras de realizar multitarefas em dispositivos de tela grande. Por exemplo, os usuários podem fixar a barra de tarefas na tela para alternar rapidamente entre aplicativos ou salvar suas combinações favoritas de aplicativos de tela dividida para acesso rápido.”
  • Melhoria no acesso a fotos selecionadas : “Agora é possível para aplicativos destacarem apenas as fotos e vídeos selecionados mais recentemente quando o acesso parcial a permissões de mídia é concedido. Isso pode melhorar a experiência do usuário para aplicativos que frequentemente solicitam acesso a fotos e vídeos.”
  • Lançamento da atividade de segundo plano protegida : “O Android 15 protege os usuários de aplicativos maliciosos e dá a eles mais controle sobre seus dispositivos, adicionando alterações que impedem que aplicativos maliciosos em segundo plano tragam outros aplicativos para o primeiro plano, elevando seus privilégios e abusando da interação do usuário.”
  • Transições Picture-in-Picture mais suaves : “O Android 15 introduz novas mudanças no Picture-in-Picture (PiP), garantindo uma transição ainda mais suave ao entrar no modo PiP. Isso será benéfico para aplicativos que têm elementos de IU sobrepostos em sua IU principal, que vai para o PiP.”
  • Preferência do sistema “Escolha como você será abordado” : “Inicialmente apenas em francês, mas em breve expandindo para idiomas adicionais com gênero, os usuários podem personalizar como são abordados pelo sistema Android com uma preferência de gênero gramatical.”

O segundo beta do Android 15 já está disponível para download em uma variedade de dispositivos de parceiros Android, incluindo , Nothing, Oppo, Honor, Xiaomi e, claro, o próprio Google (ou seja, o ). Quanto a se você deve baixá-lo, no entanto, essa é outra história.

Embora úteis para testar novos recursos em potencial, as versões de pré-lançamento do Android têm como objetivo principal ajudar os desenvolvedores a otimizar aplicativos novos e existentes. Em outras palavras, o segundo beta do Android 15 provavelmente será tão cheio de bugs quanto um mata-moscas elétrico no auge do verão. Portanto, recomendamos adiar o download até que a versão completa do Android 15 seja lançada no final deste ano (uma data de lançamento entre agosto e outubro de 2024 parece a mais provável).

Deixe uma resposta