Pular para o conteúdo
Início » A tela do Relatório: iOS 19 e macOS 16 podem marcar sua maior reformulação de design em anos – e temos um pedidoGoogle Pixel 9 está piscando ou os haptics estão muito mais intensos? Você não está sozinho e, felizmente, há uma solução

A tela do Relatório: iOS 19 e macOS 16 podem marcar sua maior reformulação de design em anos – e temos um pedidoGoogle Pixel 9 está piscando ou os haptics estão muito mais intensos? Você não está sozinho e, felizmente, há uma solução

Faça parecer real

Craig Federighi, da Apple, demonstra o recurso de espelhamento do iPhone do macOS Sequoia na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024.

A próxima World Wide Developers Conference da pode marcar uma grande mudança na linguagem de design do iOS, macOS e iPadOS, de acordo com .

Os detalhes são escassos, mas Mark Gurman, da Bloomberg, afirma que há um esforço para unificar os designs e as metáforas de uso em todas essas plataformas, com grande parte disso influenciada, pelo menos em parte, pelas execuções internas .

O caro headset de realidade mista da Apple não conquistou o mundo do consumidor, mas pode haver algo nas metáforas da interface, que dependem da visão e dos gestos, que atrai os designers de software da Apple.

Gurman afirma que parte do esforço é fazer com que as plataformas pareçam semelhantes. Claro, se você olhasse para os ícones ou Configurações em todas as plataformas, você já notaria semelhanças significativas, com as únicas diferenças frequentemente sendo se eles são ícones redondos ou quadrados.

Hora de mudar

Já faz algum tempo que a Apple alterou significativamente o iOS e o macOS. A plataforma desktop viu uma grande atualização de design em 2020 com (o mesmo ano do ).

A última grande reformulação do iOS remonta a mais de uma década, quando eliminou a maior parte do design esqueumórfico do iPhone original.

Skeuomorphism é onde os ícones se parecem com a coisa que eles representam. O aplicativo Photos era uma foto de uma flor. O aplicativo Settings era um trio de engrenagens quase tocáveis, o Newsstand era uma estante cheia de assinaturas, e o Calendar parecia tanto com um antigo calendário de mesa que você ficava tentado a arrancar uma página da tela.

Apple iPhone (2007)

Se você olhar para o iOS de hoje, você pode ver o quão plano e limpo tudo é, e isso é principalmente trabalho de Jony Ive. O antigo chefe de design da Apple amava uma estética limpa, e começando com , ele conseguiu o que queria.

Esse novo esforço pode ser uma oportunidade de reunir essas plataformas díspares em um todo visual e funcional unificado.

Eles não devem ter a mesma aparência e funcionar servilmente, mas pode haver benefícios na Apple empurrá-los nessa direção. Pode ser chocante se uma ação funciona de uma maneira no iPhone e de forma diferente no Mac, iPad e até mesmo no Vision Pro.

Seria de se esperar que a Apple Intelligence e uma Siri muito mais inteligente (disponível em todas as plataformas) pudessem ajudar com parte dessa confusão, mas o processo de integração na parte mais profunda de cada uma delas, como todos esperávamos.

Tela do aplicativo Apple Vision OS

A Apple pode encontrar aquele ponto ideal de uniformidade e diferenciação que faz sentido para sua vasta base de usuários? Talvez.

E não nos importaríamos com um pequeno retorno ao skeuomorphism. Ter ícones que pareçam com seu propósito é uma forma de taquigrafia e sempre ajudará iniciantes a aprender. O contraponto a isso — e é um argumento justo — é que quando você projeta um software para se parecer com o hardware atual, o software ficará desatualizado assim que o progresso refazer esses objetos.

O fato de que nosso ícone “telefone” ainda parece um aparelho de telefone do século XX é quase cômico. A Geração Z nunca viu ou usou um telefone que se parecesse com isso.

O que me leva a outra questão importante. O redesenho do iOS 19 será tão radical que acabará com aquele ícone icônico do aplicativo de telefone? Espero que não, mas acho que tudo é possível.

Seja qual for o caso, parece que será um grande momento para o ecossistema da Apple. Claro, todas as plataformas veem atualizações durante esses eventos, mas geralmente não nessa escala de rumores.

Segurem seus iPhones, iPads e MacBooks; essa pode ser uma viagem visual e alucinante.

Deixe uma resposta