Pular para o conteúdo
Início » A Microsoft está eliminando o suporte para aplicativos Android, deixando os usuários procurando outras soluções

A Microsoft está eliminando o suporte para aplicativos Android, deixando os usuários procurando outras soluções

O Windows está perdendo o suporte para aplicativos Android e os usuários precisarão de alternativas

Amazon Appstore via subsistema Windows para Android

Mais uma semana, mais um recurso morde a poeira – o suporte para aplicativos e jogos em está sendo cortado. A partir do ano que vem, os usuários precisarão de uma solução alternativa de terceiros para executar aplicativos Android em e .

Isso ocorre porque o oficial , um aplicativo oficial que permite executar aplicativos Android nativamente, não terá mais suporte e os usuários do Windows não poderão acessar a Appstore diretamente no Windows. O suporte para WSA está programado para terminar nesta época do ano que vem, em 5 de março de 2025.

Esta notícia apareceu em um aviso adicionado ao . Neste aviso, a Microsoft declara que os usuários podem esperar acessar quaisquer aplicativos Android que tenham instalado desta forma (e da Amazon Appstore) até a data em que o suporte for totalmente descontinuado.

, depois de 5 de março de 2025, os usuários não poderão acessar nenhum aplicativo Android que dependa do WSA. Também parece razoável supor que, depois dessa data, os usuários não poderão instalar o aplicativo WSA ou instalar nenhum novo aplicativo Android da loja da Amazon.

Homem usando gerenciador de downloads no laptop

A realidade iminente para os fãs de aplicativos Android

Se você quiser usar um aplicativo que não está prestes a ser descontinuado ou estiver procurando por um substituto quando chegar o dia 5 de março de 2025, você pode recorrer a aplicativos não oficiais de terceiros que permitirão que você execute aplicativos Android no Windows.

Se você está interessado apenas em jogos para Android, há uma solução oficial oferecida pela , , que torna centenas de jogos para Android disponíveis para PCs com Windows 10 e Windows 11. O Google Play Games ainda está em versão beta, mas você pode baixá-lo no .

A morte do WSA é uma notícia muito decepcionante da Microsoft e tira opções de como os usuários podem usar seus PCs, possivelmente um movimento feito em nome da limitação da visibilidade dos concorrentes dentro do carro-chefe da Microsoft . Isso é puramente do interesse da Microsoft e vem em detrimento da escolha dos usuários, e forçará os usuários que querem executar aplicativos Android a encontrar soluções alternativas. Um dos principais apelos do Windows contra concorrentes como e macOS é a flexibilidade e a personalização do sistema operacional, e movimentos como esse só servem para prejudicar esse ponto de venda.

Imagino que a Microsoft espera que isso possa levar esses usuários à Microsoft Store e considerar obter aplicativos emitidos pela Microsoft, mas as ofertas da Microsoft Store são algo que falta. Espero que a Microsoft tenha planos substanciais para melhorar a Microsoft Store se ela for tirar o que era amplamente visto como uma plataforma estável (e mais ou menos direta) que expandiu os aplicativos disponíveis para os usuários em uma quantidade considerável.

Deixe uma resposta