O beta do Android 15 chegou e aponta para algumas mudanças interessantes

parece pronto para introduzir vários recursos que permitem aos usuários executar tarefas simples e ver informações rapidamente. Isso inclui um novo protetor de tela que permite que você controle seus dispositivos Home, o retorno de widgets de tela de bloqueio para tablets e a alteração do seu aplicativo de carteira padrão para o Google Wallet.
Todos os três novos recursos foram encontrados no , que foi lançado em 11 de abril de 2024 e pode ser baixado para dispositivos Pixel. No entanto, provavelmente é melhor esperar pelo lançamento completo para garantir a melhor estabilidade.
Podemos esperar o lançamento completo do Android 15 por volta do terceiro trimestre de 2024, com anúncios de alguns dos novos recursos do Android 15 em , realizado em 14 de maio.
1. Retorno de widgets
Os widgets podem retornar às telas de bloqueio dos tablets Android como parte da atualização do Android 15.
Os widgets oferecem acesso rápido às principais informações do aplicativo sem abrir o aplicativo em si, permitindo que você veja coisas como notas, e-mails e calendários rapidamente, mas estão disponíveis apenas na tela inicial dos dispositivos Android.
Os widgets da tela de bloqueio costumavam estar disponíveis para telefones e tablets em 2012 como parte do Android 4.2 Jelly Bean, mas foram removidos posteriormente no Android 5.0 Lollipop.
Atualmente, com seu dispositivo bloqueado, você tem acesso a apenas três aplicativos: Google Agenda, Google Relógio e o Google App. No entanto, a atualização potencial significa que você não precisará desbloquear seu tablet para acessar widgets úteis como Música ou suas fotos, contatos e muitos outros, adicionando assim uma camada extra de personalização ao seu dispositivo.
Como , os widgets foram inicialmente pensados para serem lançados apenas para o . No entanto, espera-se que os widgets da tela de bloqueio apareçam em tablets Android com Android 15, mas não em telefones Android.
descobriu o retorno dos widgets após vasculhar o código do Android 15 Beta. Ele encontrou um novo “espaço comum” que permite que os usuários adicionem widgets de aplicativos selecionados. Este espaço pode ser acessado deslizando para dentro do lado direito da tela de bloqueio.
Mais detalhes se referem a um “hub visualizável”, que é onde os widgets serão armazenados. Eles não são colocados diretamente na tela de bloqueio, mas em uma página acessível a partir da tela de bloqueio, o que ainda é mais rápido e conveniente do que abrir os aplicativos diretamente.
2. Controle de proteção de tela da sua casa inteligente
A atualização do Android 15 pode introduzir um novo protetor de tela chamado ‘Controles de tela inicial’, permitindo que os usuários acessem os controles de sua casa diretamente do protetor de tela.
A atualização adicionará controles Home a essa lista, permitindo que você controle seus dispositivos Google Home compatíveis quando seu telefone ou tablet estiver carregando.
Isso pode incluir dispositivos Google Nest, como câmeras, termostatos e campainhas. Uma vez selecionado e quando o protetor de tela estiver ativo, os Controles Home exibirão seus controles favoritos para dispositivos habilitados.
No entanto, o protetor de tela Home Controls aparentemente suporta apenas dispositivos Google Home e não outros controles de dispositivos, o que significa que outros aplicativos de casa inteligente precisarão desenvolver protetores de tela dedicados próprios.
Os protetores de tela fazem parte dos telefones Android desde o Android 9, permitindo que você exiba fotos, cores ou um relógio simples durante o carregamento. A adição de controles Home pode ser útil e, embora esteja disponível em telefones e tablets Android, provavelmente será mais usado em tablets.
Atualmente, para acessar as configurações do Google Home, você precisa abrir o aplicativo Google Home, ativá-lo usando o Google Assistente ou usando um atalho na tela de bloqueio ou selecionando o bloco de configuração rápida.
Embora nenhuma dessas opções seja muito difícil, adicionar um protetor de tela pode ser uma ótima maneira de economizar tempo se você quiser acesso rápido às configurações da sua casa inteligente e tiver um tablet ocioso na docking station.
3. Google Wallet como seu aplicativo de carteira padrão
Por fim, o Android 15 pode introduzir a capacidade de definir seu aplicativo de carteira padrão preferido para fazer pagamentos e armazenar informações da carteira.
As carteiras digitais permitem que os usuários armazenem cartões de crédito, cartões de desconto e fidelidade, passagens de trem e cartões de embarque e ingressos para eventos.
O Android é bem conhecido por permitir que você defina aplicativos preferidos como padrão para a maioria das funções do telefone, como navegação na web, gerenciamento de arquivos, reprodução de mídia e calendários. No entanto, fazer pagamentos usando NFC atualmente requer que você use apenas o aplicativo Google Wallet.
Isso pode estar prestes a mudar com a atualização do Android 15, que parece permitir que você selecione em uma lista de aplicativos para usar a função NFC do seu telefone para fazer pagamentos e armazenar informações da carteira. Isso contrasta com os usuários que atualmente estão presos ao uso apenas do Apple Wallet em seus dispositivos.
No entanto, há relatos de que no momento apenas o aplicativo AMEX pode ser selecionado, e ele ainda não funciona. Esperançosamente, veremos outros aplicativos de carteira e bancos fornecerem aplicativos de carteira digital compatíveis no futuro, fornecendo aos usuários do Android mais opções para fazer pagamentos e armazenar informações de carteira.
Advertências do Android 15
Como todos os recursos beta vazados, é essencial ter em mente que algumas, se não todas, as possíveis adições ao Android 15 discutidas acima não são garantidas. As inspeções de código geralmente podem estar abertas à interpretação. Elas podem ser introduzidas em uma atualização posterior, como o Android 16 ou 17, ou podem ser abandonadas completamente.
Aqueles aventureiros o suficiente para experimentar o Android 15 Beta devem se lembrar de que, como uma versão inicial do sistema operacional, ele é instável e pode levar a falhas e possíveis travamentos. Portanto, é melhor fazer backup do seu dispositivo primeiro ou esperar até o lançamento oficial.